quarta-feira, 1 de junho de 2011

9 Passos para a Saúde Perfeita


O Chris Kresser, do The Healthy Skeptic, postou no início do ano uma série muito boa,  9 Passos para a Saúde Perfeita, onde ele fala sobre os fatores mais significativos para a saúde e a doença. O que segue é a minha tradução livre de alguns artigos do Chris.
Os 9 Passos para a Saúde Perfeita que serão abordados em mais profundidade nos próximos artigos são:
1. Não comer toxinas.
2. Nutrir o corpo.
3. Comer comida de verdade.
4. Suplementar sabiamente.
5. Curar o intestino.
6. Administrar o estresse.
7. Mover-se todos os dias.
8. Dormir mais.
9. Praticar o prazer.
Mas antes de começar, é bom lembrar que saúde perfeita não existe. Uma das poucas certezas nessa vida é que estamos todos morrendo a partir do momento em que nascemos. Se existisse a saúde perfeita, e pudéssemos alcançá-la, seríamos imortais.
No entanto, é possível dar passos na direção da saúde perfeita. E dentre os 9 passos rumo à saúde, é impossível dizer qual é o mais importante, porque a resposta vai variar de pessoa para pessoa. Isso complica um pouco as coisas, pois as pessoas costumam buscar receitas ou sistemas que lhes dão a ilusão de segurança e da  certeza. É mais difícil encontrar o próprio caminho.
Então, não é possível dizer qual é o passo mais importante para qualquer indivíduo em busca de saúde, mas o maior obstáculo para a saúde é a própria mente.
Cada um de nós tem um ponto cego ou área significativa em nossas vidas onde nos falta a consciência e percepção. A maioria de nós investe a maior parte do tempo e energia reforçando os aspectos de nossas vidas que já são fortes. Assim nos sentimos confortáveis e confiantes, e vivemos com segurança dentro dos limites do que pensamos que somos.
E é aí que reside o problema. Não importa o quanto reforçamos os aspectos que já são fortes, se ainda existir um elo fraco na cadeia como um todo, ela  não é mais forte. Ela pode se quebrar facilmente.
Uma abordagem melhor, é claro, seria a de concentrar os nossos esforços no fortalecimento do elo mais fraco. Mas isso é muito difícil de fazer, pois exige que desafiemos a nossa própria identidade. Para crescer e evoluir, precisamos jogar a luz da consciência nos cantos mais obscuros da nossa psique. Isso não é simples como tomar um comprimido, ou eliminar laticínios da dieta, e não acontece da noite para o dia. Leva toda a vida.
Vamos tomar como exemplo uma pessoa hipotética: Zé Paleo. Zé sempre foi interessado em nutrição e boa forma, desde a escola fazia musculação, jogava bola, evitava carboidratos refinados, comia muitas frutas e verduras. Bebida alcoólica só nos finais de semana, cigarro nem pensar. Mas ele não está tão saudável como gostaria. Ele está um pouco acima do peso, cansado, e não tem dormido bem.
Então ele resolve aderir a uma dieta paleolítica mais rigorosa. Corta totalmente os cereais (mesmo os integrais) e laticínios (altamente insulinogênicos) para perder peso, experimenta fazer jejum intermitente em vez de 6 refeições por dia, tenta alguns novos suplementos e muda a sua rotina de exercícios para incluir tiros de corrida. Mas Zé ainda não se sente melhor.
Porque Zé Paleo não está melhorando? Porque ele está apenas reforçando as partes de sua cadeia que já são fortes - e ignorando os elos fracos. No caso do Zé, pode ser que o estresse no trabalho ou a falta de lazer sejam os elos fracos. Mas seu primeiro desafio em enfrentá-los é que ele ainda não está plenamente consciente de que o stress ou a falta de lazer são os problemas.
É por isso que a mente se torna o maior obstáculo na busca da saúde perfeita:muitas vezes não conseguimos ver o que são nossos elos mais frágeis, porque, por definição, essas são as áreas onde nos falta consciência ou insight.
Mas mesmo quando nos tornamos conscientes de quais são nossos elos fracos, ainda é difícil trabalhar com eles. Temos que lutar contra uma vida inteira de crenças condicionadas sobre quem somos e o que devemos fazer. No caso de Zé Paleo, talvez ele tenha crescido em uma família que não valorizava o descanso ou o lazer, apenas o sucesso e a realização. Isso torna difícil para ele reservar um tempo para descansar ou se divertir.
Se você quer aproximar-se da saúde perfeita, seu foco deve ser no seu elo mais fraco. Para ajudar a identificá-lo, é provável que seja o aspecto que você menos valoriza e a área onde você se sente mais desconfortável ou tem dúvidas sobre si mesmo.
Um pouco de atenção sobre os seus elos fracos irá produzir um benefício enorme. Por outro lado, um esforço relativamente grande de reforçar os elos que já são fortes não vai levar a uma melhora tão significativa.

INTRODUÇÃO AOS 9 PASSOS PARA A SAÚDE PERFEITA

Nossa saúde continua a se deteriorar a um ritmo alarmante, e a incidência de doenças crônicas e degenerativas dispara a cada ano. Considere o seguinte:
• diabesidade (diabetes + obesidade) afeta mais de um bilhão de pessoas em todo o mundo. No Brasil, 40% da população está com excesso de peso e 10 a 15 % sofrem de obesidade
• Relatórios recentes sugerem que um terço das pessoas nascidas em 2010 desenvolverá o diabetes em algum momento de suas vidas.
A prevalência estimada de hipertensão no Brasil atualmente é de 35% da população acima de 40 anos.
O Brasil aparece em 9º lugar na lista dos países cuja população morre mais, em números absolutos, de doenças cardíacas, e está em 6º lugar para derrames.
• As taxas de infertilidade devem dobrar na próxima década.
• Segundo a Organização Mundial de Saúde, a depressão é hoje a principal causa de incapacidade, afetando mais de 120 milhões de pessoas em todo o mundo.
Ou seja, nossa saúde está piorando, não melhorando.
Nos últimos 50 anos, os médicos promoveram intensamente uma dieta com baixo teor de gordura e rica em carboidrato, alegando que isto nos protegeria de doenças cardíacas e diabetes e nos tornaria saudáveis ​​e felizes. Mas as estatísticas acima deixam claro que os métodos convencionais não só não protegem a nossa saúde, mas contribuem diretamente para a epidemia de doenças modernas.
Um dos erros mais graves da medicina convencional é assumir que todas essas doenças modernas - diabetes, doenças cardíacas, depressão, doença auto-imune, etc - são condições independentes que não têm uma causa comum. Esta é uma ficção conveniente criada pela indústria farmacêutica (e perpetuada por muitos médicos) para vender mais medicamentos.
A verdade é que, embora essas condições tenham características próprias, todas compartilham uma origem comum: o estilo de vida moderno. Os maus hábitos alimentares, deficiências nutricionais, estresse, falta de sono, falta ou o tipo errado de exercício, toxinas e medicamentos contribuem diretamente para os problemas que estão arruinando a nossa saúde.
A abordagem convencional é tratar cada um desses vários problemas com medicamentos diferentes, e ignorar os fatores fundamentais que estão na raiz de todos eles. É hora de substituí-la com uma visão mais holística da saúde, e preparar as pessoas para prevenir e tratar a doença sem medicamentos, procedimentos ou cirurgias desnecessárias.

O próximo artigo abordará o 1º passo: Não comer toxinas

3 comentários:

  1. (ALICE)
    Ah... procurei no orkut alguma comunidade onde eu pudesse divulgar o link do blog mas não encontrei.
    O Orkut concentra a massa tosca do país =s So ia servir pra virem aqui vomitar o que "aprenderam".

    ResponderExcluir
  2. (Alice)
    Posta a receita do bolo!
    Tava falando pra mãe do Edom sobre o bolo e eu acho que ela não entendeu muito bem. So provando mesmo! *-*

    ResponderExcluir
  3. Filinha, estou esperando a Vovó chegar pra fazer o bolo, aí tiramos foto e posto a receita.

    ResponderExcluir