Simples: 99% das minhas fontes de informação e inspiração na minha jornada rumo a uma vida mais essencial estão em inglês, a maioria em blogs e sites americanos.
Fora um site português chamado "Canibais e reis", não tenho nada que posso sugerir para alguém que me pergunte qual é o fundamento para o estilo de vida que estou tentando adotar (é um processo que dura a vida toda).
Me sinto só. Ainda não encontrei no Brasil uma pessoa sequer que ande ou corra descalça ou com calçado minimalista, que evite glúten, óleos vegetais com excesso de ômega 6 e açúcar, conhecidos na paleosfera como "agentes neolíticos da doença", que coma gordura saturada e carne vermelha porque faz bem, e porque o ser humano se diferenciou e evoluiu ao longo de pelo menos 200 mil anos à base de carne, gordura, raízes, folhas e frutas, obtidos por meio de caça e coleta (e a agricultura só tem 10 mil anos, e a monocultura de larga escala só 50), e que tome sol ao meio dia sem bloqueador solar para garantir a síntese de vitamina D na pele.
Com certeza tem gente no Brasil ligada no que está acontecendo nessa área de nutrição, atividade física e estilo de vida baseados na evolução do ser humano. Só não encontrei ainda. Tem muita gente falando disso já há algum tempo nos EUA, mas seria ótimo trocar idéias aqui mesmo.
Minha esperança é encontrar outras pessoas que compartilham esse interesse, e poder mais facilmente apontar fontes e referências para quem me faz perguntas sobre o assunto.
Além de postar sobre temas que me interessam, e trocar idéias com quem quiser comentar, também pretendo fazer do meu blog uma espécie de registro para algumas experiências. Por exemplo, no mês de maio experimentei eliminar totalmente laticínios da minha dieta. Isso teve alguns efeitos interessantes sobre o meu humor (me sinto feliz!). Também estou chegando perto do dia da maratona, fazendo um longão por semana,em junho passando para 35 km . Será que meu calcanhar de Aquiles agüenta? Minha estratégia de tomar água de coco no km 25 vai me dar um gás a mais para os últimos 10km?
É isso.
Acho que vc vai gostar da experiência de ter um blog. É quase como um diário, e com o tempo os leiotores aparecem. Não deu tempo ainda do pessoal digitar alguma coisa sobre o assunto no google e dar de cara com esta página.
ResponderExcluirVai fazendo um espam nesse "Canibais e Reis", cola o link nos comentários.
Vou ver se tem alguma comunidade sobre o assunto no orkut e divulgar ^^
Beijos!!
(ALICE)
ResponderExcluirSegunda vez que tento comentar ¬¬ So da certo quando bota anônimo!
Pelo que eu andei vendo, o pessoal faz mais site pra doença celíaca. É difícil mesmo achar alguem que faça uma dieta como essa por escolha.
Acho que vc vai gostar de ter um blog. Não se preocupa com numero de comentários não, mas cola o link por ai, em fóruns etc pq outras pessoas podem estar procurando mais blogs como o seu no Brasil =)
Filinha, como estou começando com esse negócio, só agora percebi que seus comentários estavam aguardando "moderação"!
ResponderExcluirAdoro pessoas idealistas e líricas. Fazem-me sentir acompanhado. Um abraço Patrícia;)
ResponderExcluirOi Patrícia, sei exatamente como você se sente, e foi a mesma motivação que eu tive para criar o meu blog, xará do seu.
ResponderExcluirÉ difícil mesmo encontrar alguém pra trocar idéias sobre a vida primal por aqui.
Espero que consigamos atrair a atenção de mais gente para uma vida mais saudável.
Um abraço,
Thiago
Olá O Primitivo, prazer ve-lo em meu blog. Desculpe a demora em publicar seu comentário, sou meio tecnofóbica e ainda não peguei bem o jeito do blog. Mas já está servindo para conhecer outros 'paleo fellows' por estas paragens! Espero mantermos contato e trocar idéias!
ResponderExcluirOlá Thiago, como comentei acima, andei relapsa com meu blog e só agora vi seu comentário aguardando moderação. Descobri seu blog fantástico!) e postei um comentário lá. Espero que não fique chateado com o plágio, foi sem querer;) Mas vamos manter contato e trocar idéias, em prol de difundir essa vida primal!
ResponderExcluirOlá Patrícia, recebi seu comentário no meu blog! Também fiquei feliz de descobrir que tem gente no Brasil (e em Brasília, veja só!) interessada em nutrição baseada na nossa herança evolucionária :-)
ResponderExcluirLi seus posts, gostei bastante. Se não se importa, coloquei um link pro seu blog do meu. Falando nisso, tem um nutricionista de Brasília que, aparentemente, também segue idéias de nutrição 'Paleo', olha o link aqui: http://vivendoemorrendopelaboca.blogspot.com/
Olha só, já temos uma comunidade 'Paleo' em Brasília! (3 pessoas, mas já é um começo hehehe) Já podemos ter um evento filiado ao Ancestral Health Symposium por aqui hehehe
Abraços,
Ézer