Estou meio relapsa com a tradução da série do Chris Kresser (the healthy skeptic), que exige tempo, dedicação, enfim... Fica difícil ler todos os blogs, respirar, comer, brincar, trabalhar etc, e ainda traduzir os artigos, mas prometo retomar logo.
Na semana passada aconteceu o Ancestral Health Symposium em Los Angeles (http://www.ancestryfoundation.org/), reunindo scientistas, médicos, autores e pessoas interessadas em saúde a partir de uma perspectiva de evolução humana.
Olhando os blogs de várias pessoas que estiveram lá, ou que acompanharam o evento, descobri pra minha surpresa e alegria um "colega paleo" aqui em Brasília. Fiz contato pelo blog dele, e ele já veio visitar o meu! Já o acrescentei à minha lista de blogs, é o Ezer, do http://www.tinkeringwithnutrition.blogspot.com/. Também já acrescentei à minha lista, por indicação do Ezer, o blog do Raul Torres http://www.vivendoemorrendopelaboca.blogspot.com/.
Aí, calhou da turma de um amigo do meu filho (ensino médio) ter um trabalho sobre saúde para fazer, e me pediram um depoimento. Foi uma honra gravar um vídeo para eles sobre saúde em geral, alimentação, e especificamente disfunção alimentar. Pedi a eles que colocassem o endereço do meu blog para mais informações, só que fazia séculos que eu não acessava meu blog. Daí foi mais uma alegria encontrar os comentários do Thiago (http://www.vidaprimal.wordpress.com/), meu xará de blog, e do O Primitivo, que mantinha o excelente Canibais e Reis, agora encerrado (há alguma forma de acessar o conteúdo passado?), mas espero que ele continue comentarista ativo em vários blogs que leio regularmente. Na lista de blogs do Thiago, encontrei o http://www.enzimato.blogspot.com/, da Angela, também em português, e passei horas lá, lendo os artigos dela, muito bons.
Então, a intenção desse post é comemorar meus novos amigos lusófonos! Tomara que a gente possa manter contato, dando força uns aos outros para continuar disseminando, em português, essas informações fundamentais que tanto podem contribuir para o bem estar das pessoas.
Abraço a tod@s,
Patricia
Estou em SP, só consegui responder seu post agora. Vai ser muito interessante participar disso, de nascer e florescer uma comunidade de 'nutrição paleolítica' no Brasil. A gente por essas bandas tá precisando mesmo! :)
ResponderExcluirTambém tá sendo ótimo conhecer vcs. Abraço!
Também estou curioso pra saber se você usa alguns ingredientes e como obtém eles, como óleo de coco, bacon orgânico (sem conservantes), etc. Já ouvi falar que a maioria dos bovinos produzidos no Brasil são alimentados com pasto, o que é um ponto positivo em relação aos alimentados com grãos, nos US. :)
ResponderExcluirCom relação à carne, também ouvi falar que é criada a pasto no Brasil, mas seria ótimo ter certeza. Compro carne num mercado perto de casa, vou fazer o que já devia ter feito há muito tempo: perguntar qual a origem.
ResponderExcluirCompro ovos caipiras do Seu João, que tem uma loja de produtos agropecuários, a 5 reais a dúzia. Preparo de 4 a 6 mexidos em óleo de coco, quando como de manhã (dias alternados). A comida na minha casa é preparada com óleo de coco, azeite ou manteiga. No caso da manteiga, uso para na comida dos meus filhos, mas eu estou dando um tempo de laticínos desde maio. O óleo de coco (caro pra caramba) compro no Vitazen da 716 norte. Gosto de derreter e misturar com cacau em pó, stévia e coco ralado, deixo no congelador meia hora, fica delicioso!
Uso bacon mais como tempero, compro no mercado, em pedaços, não fatiado. Mesmo que tenha nitratos,confio no Mark Sisson (http://www.marksdailyapple.com/a-quick-guide-to-bacon/). Fica ótimo fritar alguns pedacinhos e depois acrescentar couve ou repolho picado.
Tenho parentes que tem chácara e criam galinha, nunca recuso uma galinha caipira! Mas do frango comercial só como peito sem pele. Tenho tentado evitar ao máximo omega 6, porque gosto de correr, e sinto que fico menos sujeita a inflamações e dores nas articulações e tendões. Também tomo óleo de peixe, pelo mesmo motivo.
Legal, depois quero o endereço desse Seu João :-)
ResponderExcluirO óleo de coco eu vi num site, e realmente é um pouco caro pra usar no dia-a-dia. Mas vou provar esse chocolate caseiro hmmmm
Eu uso bastante manteiga, e também adoro batata-doce cozida, quentinha, com manteiga por cima e café, principalmente antes de fazer algum exercício intenso. Não tenho problemas com laticínios, mas uso mais manteiga e kefir, que consumo com amêndoas, castanhas-de-caju etc, ou tomo puro mesmo, é uma delícia!
De manhã eu não como nada, normalmente, só no almoço. Na verdade nem me dá fome. Também evito ômega-6 e carboidratos refinados (sem falar nas gorduras artificiais).
Também uso óleo de peixe, por não consumir muitos frutos-do-mar. Outro suplemento que uso e senti um efeito perceptível foi o magnésio, que suplemento com 260g/dia, fora dos horários das refeições. Suplemento na forma de glicinato de magnésio, que é mais absorvido que outras formas, e não tem nenhuma toxicidade. Fiquei mais calmo e bem disposto, acho que minha alimentação+água não estavam fornecendo o suficiente de magnésio. Postei uns links e sobre isso nesse post:
http://tinkeringwithnutrition.blogspot.com/2011/07/mines-canary-revisited-and-other.html
Abraços,
Quanto aos nitritos, concordo que realmente não adianta nada evitar bacon e comer salada com pesticidas, que tem muito mais nitrito e outros compostos tóxicos.
ResponderExcluirFrango comercial também não como tanto pela quantidade absurda que eles recebem de hormônio, sem falar que eles tem ômega-3 de menos e ômega-6 de mais, mas não tenho acesso a frango caipira ):
Ezer, voce faz o kefir? Como consegue os grãos?
ResponderExcluirTenho um frasco de comprimidos de óxido de magnésio (Nature's Bounty)na minha mesa, tomo quando fico estressada. Onde voce compra o glicinato de magnésio?
Ah, e a agropecuária do seu João fica no Império dos Nobres, perto de Sobradinho.
Poxa, meio longe essa agropecuária hein! hehehe eita preguiça :-)
ResponderExcluirSim, eu que faço o kefir. Eu peguei os grãos de kefir do meu pai, que pegou de outra pessoa. Eu gosto mais do kefir fermentado por 36 horas, mas o de 48 horas também é ótimo, e acho o de 24 horas ainda pouco azedo hehehe. Se quiser grãos de kefir posso te passar ^^
Então, o único sumplemento de glicinato de magnésio (e de outros compostos orgânicos com magnésio) que encontrei em terras tupiniquins foi o Magnen B6, que é quase puro glicinato de magnésio com um pouquinho de vitamina B6 (cloridrato de piridoxina). Mas, como pra cada 130mg de magnésio, ele tem 1mg de vitamina B6, é uma dose que não tem nenhum efeito negativo e provavelmente pode até fazer bem (embora eu não precise suplementar vitamina B6). Em qualquer drogaria você compra.
Só sei que o efeito do magnésio está sendo realmente incrível, e sem o efeito negativo de outras formas de magnésio, descrito por outras pessoas, o que é um sinal de que está sendo bem absorvido, também.
Uma coisa que também não acho nos supermercados daqui é fígado orgânico ou fígado de novilho. Tenho receio quanto ao fígado comum de boi vendido nos supermercados, por que podem acumular muitas toxinas, hormônios etc (ainda mais o fígado que é o órgão de desintoxicação/filtragem), se não são criados direitinho. Não sei se é uma preocupação boba. Tenho uma preocupação parecida quanto à acumulação de mercúrio nos frutos do mar.
ResponderExcluirUma curiosidade, que tipo de coisa você faz como café da manhã e café da tarde saudável? Você podia postar umas receitinhas aqui no blog, hein :-)
Ezer, acredite ou não, tenho uma receita espetacular de bolo de chocolate "paleo-aprovado" que não leva farinha de trigo nem leite. E a base dele é........feijão preto!!
ResponderExcluirMinha filha já me pediu para postar a receita, mas vou manter o suspense um pouco mais, até terminar um trabalho de tradução gigante que entrego no final do mês.
Esse seu receio com fígado faz sentido. O Mark Sisson diz que se você está preocupado com acúmulo de toxinas no fígado do animal, é melhor você não comer nenhuma parte dele, que terá o mesmo acúmulo. Ele também explica que o fígado não apenas "filtra", mas "processa" e "neutraliza" as toxinas, contribuindo par eliminá-las, geralmente via urina, pelos rins (http://www.marksdailyapple.com/does-the-liver-store-toxins/) Ou seja, o fígado não conteria mais toxinas do que o resto do animal. O ideal obviamente é obter o fígado orgânico. Se você encontrar me avisa, e vice versa. Eu ainda não encontrei, mas como de vez em quando gosto de fígado por causa de sua densidade de nutrientes (vit. A, complexo B), compro o comum que acho no supermercado, uma vez por mês.
Quanto a frutos do mar, fora um filé de merluza com leite de coco, ou um filé de salmão (ou truta salmonada que é mais barato) assado, acho complicado preparar em casa, e muito caro também. Sustento quatro filhos entre 13 e 20 anos, então tenho sempre que considerar o custo dos alimentos.
Café da manhã eu como só nos dias que não corro (dias alternados). A primeira coisa que faço quando levanto de manhã é um bule de chá verde. Vou tomando enquanto organizo a saída dos meus filhos para a escola. Aí, quando não saio para correr, refogo cebola e pimentão vermelho em óleo de coco, adiciono 4 a 5 ovos caipiras e faço um mexidão. É quase sempre isso, às vezes com bacon. Me acostumei a não comer entre o almoço e o jantar, mas sempre tomo outro bule de chá verde à tarde.
Ah, podemos combinar de eu pegar os grãos de kefir?
Vou ficar esperando essa receita de bolo de chocolate sem farinha de trigo! :-)
ResponderExcluirPodemos combinar sim, quando você quer pegar os grãos de kefir? Você pode tentar fazer kefir de coco, nunca fiz mas deve ficar bom! Achei esse link aqui: http://www.passionatehomemaking.com/2010/03/how-to-make-coconut-milk-kefir.html
Patricia!!! Que bom que você também tem um blog ´primal! Já adicionei vc aos meus links, me adicione também!! beijos
ResponderExcluirOla Patricia,
ResponderExcluirGostaria de saber se vc conhece a Dieta preconizada por Aajonus Vonderplanitz?
Ele tem um site onde ele ensina a comer carne ....crua.
www.wewant2live.com
Tem um livro com o nome do site e no youtube vc pode achar link dele, mas o mais interessante é que ele é um dos higienitas naturais que acreditam que bacterias e virus não podem nos atacar se nosso corpo estiver livre de toxinas.
Num dos videos ele não só come carne crua, como a come PODRE!!! E afirma que não lhe faz mal e não faria a ninguem.
http://www.youtube.com/watch?v=xxvszzgYRjU
Voce come carne crua, além do famoso sushi/sashimi?
O que vc acha disso?
http://www.youtube.com/watch?v=iF7_iOgCYFU